Universitários de Belém criam quiz sobre a Amazônia para dialogar com a COP30
Com a COP30 marcada para acontecer em Belém em 2025, estudantes do curso de Computação do Centro Universitário de Belém desenvolveram um quiz interativo para aproximar o público dos debates ambientais que estarão em pauta durante a conferência. O “Quiz Regional” reúne curiosidades sobre a Amazônia e o estado do Pará e propõe desafios que estimulam o aprendizado de forma divertida e colaborativa. O jogo já está disponível on-line e pode ser acessado por este link (https://gx.games/pt-br/games/5zpuyj/norte-quiz/tracks/ab54298d-f335-4b4b-a424-fe87da8f00a7/)
A proposta nasceu na disciplina de “Programação para Dispositivos Móveis em Android”. O quiz usa elementos de RPG e diferentes níveis de dificuldade para envolver estudantes e professores em discussões sobre biodiversidade, povos tradicionais e problemas ambientais da região Norte.
Segundo o professor Alexandre Freitas, que coordena os cursos de Computação da Faci Wyden, a ideia é criar um espaço para impulsionar a inovação e a criatividade para solução de problemáticas.
“Mediante o cenário climático global é importante usar métodos que facilitam o aprendizado e a troca de ideias entre seus participantes. O jogo pode ser visto como um canal facilitador desse diálogo entre as pessoas. De uma perspectiva mais interacional, o jogo permite levar as discussões que serão o alvo da COP30 para os ambientes de sala de aula, conectando estudantes de diferentes níveis acadêmicos e realidades, ampliando assim a possibilidade de inovar diante das pautas trabalhadas na conferência”, afirma.
Entenda como funciona o jogo
O jogo foi desenvolvido com influências de diversos títulos populares e tem como principal objetivo proporcionar uma experiência de quiz interativa voltada para o conhecimento da região amazônica. Inspirado em formatos como Show do Milhão e elementos de RPG, o game apresenta um sistema de perguntas e respostas que vai escalando em níveis de dificuldade.
Durante a partida, tanto o jogador quanto o “chefão” possuem um número limitado de vidas. A cada pergunta respondida corretamente, o jogador progride, enquanto erros podem reduzir suas vidas. Da mesma forma, ao vencer etapas, o jogador consegue diminuir as vidas do chefão. Essa mecânica cria uma dinâmica divertida e desafiadora, tornando o aprendizado sobre a Amazônia envolvente e lúdico.
Foto: divulgação Faci Wyden
Compartilhar o conteúdo:
Publicar comentário