UPA 24h de Barcarena celebra 10 anos com mais de 700 mil atendimentos e alto índice de satisfação dos usuários

UPA 24h de Barcarena celebra 10 anos com mais de 700 mil atendimentos e alto índice de satisfação dos usuários

A gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h do Complexo Hospitalar de Barcarena, celebrou ontem, 25, uma década de funcionamento ininterrupto, consolidando-se como referência na assistência de urgência e emergência para a população da região. Ao longo desses 10 anos, a unidade já realizou mais de 700 mil atendimentos, reforçando seu papel estratégico na rede pública de saúde da região.
O desempenho da unidade também é refletido na satisfação dos usuários, com índice de aprovação de 86% em relação aos serviços prestados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), evidenciando o compromisso com a qualidade, a segurança e a humanização do atendimento.

Ratificando o significativo índice de satisfação de quem recebe assistência na instituição, a dona de casa Almira Vilhena, esteve na UPA para agradecer o atendimento recebido pelo seu filho Calebe, de apenas dois meses. “Quero agradecer à equipe da UPA pelo cuidado com o Calebe, que chegou à unidade em estado crítico. Graças a Deus, ele recebeu toda a assistência necessária durante a internação. São profissionais muito dedicados, que cuidam dos pacientes com carinho e competência. Só gratidão”.

Segundo a gerente da unidade, Thainara Bastos, como parte da programação comemorativa, a gestão promoveu homenagem para 60 colaboradores da unidade, com a entrega de certificados de reconhecimento ao mérito. A iniciativa destaca a dedicação, o profissionalismo e o compromisso das equipes multiprofissionais que, diariamente, contribuem para o cuidado, a recuperação e o bem-estar dos pacientes atendidos na UPA 24h.

O compromisso com o cuidado e bem-estar dos pacientes é uma missão de vida da enfermeira, Maria Pompeu, que também comemora 10 anos na UPA de Barcarena. “Faço parte da UPA desde a inauguração da unidade. Entrei como técnica de enfermagem e tive o privilégio de me formar enfermeira. Hoje, atuo há três anos como enfermeira. Só tenho gratidão a Deus por fazer parte dessa equipe. Tenho muito orgulho da minha trajetória e espero continuar contribuindo com o cuidado prestado aos nossos pacientes”.

Celebração – A programação contou ainda com atuação do profissional de Fisioterapia que vai ofertou atividade de ginástica laboral com os acompanhantes de pacientes em observação com o objetivo de orientar sobre a importância dos alongamentos e da adoção de posturas adequadas durante o período de permanência na unidade. A programação comemorativa seguirá até o final deste mês, envolvendo todos os públicos da UPA 24h.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h integra a rede pública de saúde da Prefeitura de Barcarena e é administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Desde o início da atual gestão, desde janeiro deste ano, a unidade vem ampliando e fortalecendo os serviços assistenciais ofertados à população, com foco na qualificação do atendimento e na ampliação do acesso à saúde.

Oferta de novos serviços

Entre os avanços mais recentes da gestão, a UPA 24h de Barcarena implantou o serviço de urgência odontológica 24 horas, ampliou o acesso à Ortopedia e Traumatologia com atendimentos remotos diários e consultas presenciais semanais, além de incorporar a fisioterapia hospitalar para pacientes internados, fortalecendo a reabilitação e a assistência multiprofissional.

A unidade também implantou o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), reforçando o atendimento humanizado e a segurança do paciente. Segundo a gestora Thainara Bastos, esses resultados são reflexo de uma equipe constantemente capacitada, preparada para oferecer uma assistência cada vez mais ágil, resolutiva e de qualidade à população.

Recentemente, a UPA foi requalificada pelo Ministério da Saúde, após atender aos critérios e diretrizes do Governo Federal. A certificação reconhece que a unidade cumpre os padrões exigidos de estrutura, recursos humanos, equipamentos e assistência, garantindo qualidade e segurança no atendimento à população.

“É uma grande honra fazer parte da equipe da UPA 24h de Barcarena, que, ao longo de 10 anos, consolidou-se como referência em urgência e emergência no município. Como gestora da unidade nos últimos cinco anos, agradeço ao INDSH pela confiança e pela oportunidade de contribuir com essa trajetória, construída em parceria com a Prefeitura de Barcarena e a Secretaria Municipal de Saúde”, concluiu Thainara Bastos.

Meu reconhecimento também vai a todos os colaboradores, que diariamente se dedicam a oferecer uma assistência humanizada e de qualidade. Que essa parceria continue promovendo avanços e fortalecendo o compromisso com a saúde da população por muitos anos”.

Além de colaboradores, usuários e acompanhantes, estiveram presentes na comemoração pelos 10 anos da UPA 24h, a secretária municipal de saúde, Nadja Varão; que esteva acompanhada pela secretária adjunta de saúde, Manuela França; além do diretor executivo do Complexo Hospitalar de Barcarena, Diego Carlis; juntamente com diretor assistencial, Romerito Margotti.

Compartilhar o conteúdo:

Publicar comentário