Aprender inglês brincando: como a ludicidade facilita o processo de imersão no segundo idioma

Aprender inglês brincando: como a ludicidade facilita o processo de imersão no segundo idioma

A ludicidade é uma estratégia muita adotada por escolas bilíngues para introduzir o segundo idioma de forma natural e eficaz. O método vai desde a estrutura da sala de aula que engloba a pintura, brinquedos, livros ilustrados e instrumentos musicais, até a forma de ensino, com músicas, materiais concretos, aulas dinâmicas e visuais, além de contação de histórias (read aloud) de forma lúdica, o que leva a uma verdadeira imersão linguística.

Nesse modelo, aprender inglês vai muito além de decorar palavras ou repetir frases prontas. O idioma é incorporado ao cotidiano da criança por meio de atividades significativas que vão engajar e criar repertório para os alunos, tornando o aprendizado prazeroso e sem pressão. Mesmo sem entender todas as palavras, as crianças acompanham a narrativa por meio das imagens e entonações. Aos poucos, elas começam a reconhecer expressões, repetir trechos e se comunicar de forma espontânea no novo idioma.

Segundo a coordenadora pedagógica da Escola Canadense de Belém, Caroline Aguiar, a chave para o sucesso na aprendizagem de uma segunda língua na infância está no prazer e na naturalidade da experiência. “A criança pequena aprende por meio da interação com o mundo ao seu redor. Quando ela canta uma música em inglês ou escuta uma história envolvente contada pela professora, ela está absorvendo vocabulário e estruturas gramaticais sem nem perceber”, explica.

Na prática, isso significa que o inglês está presente em diversas situações do dia-a-dia escolar. “Ao arrumar os brinquedos, durante o lanche, na hora da contação de histórias e nas rodas de conversa, as crianças são expostas ao idioma de uma maneira natural. Com isso, o idioma é apresentado de maneira afetiva e significativa, criando conexões reais com o mundo da criança”, destaca.

Respeito ao tempo de cada criança

Outro diferencial do ensino bilíngue é o respeito ao tempo individual de cada criança. Não há cobranças por respostas rápidas ou correções constantes. O objetivo é criar um ambiente acolhedor, onde os erros fazem parte do processo de aprendizagem e cada conquista é celebrada.

“A aquisição de uma segunda língua não é um processo de curto prazo, mas sim de longo prazo. O importante é oferecer estímulos consistentes e afetivos para que a aquisição do idioma aconteça de forma sólida”, reforça Caroline.

A ludicidade é mais do que um recurso pedagógico, mas uma ponte poderosa entre o mundo da criança e o conhecimento de uma nova língua. “Aprender inglês brincando não apenas torna o processo mais leve e prazeroso, mas também favorece a internalização do idioma com mais profundidade e significado. Nossos alunos não estão apenas aprendendo um novo idioma, mas ampliando horizontes e construindo as bases de uma educação multicultural desde os primeiros passos”, finaliza a coordenadora.

Compartilhar o conteúdo:

Publicar comentário